domingo, 29 de agosto de 2010

Ensino Infantil mostra Projeto Meio Ambiente em Cabedelo.

            As professoras Dulcilene e Ana Gelúcia titulares do ensino infantil I e II vão mostrar nesta terça-feira, 30 de agosto, os resultados obtidos durante as atividades implementadas em sala de aula, que envolveu as crianças da educação infantil.  De várias atividades trabalhada com os alunos, uma mereceu maior destaque - a maquete feita com a orientação do professor de artes visuais, onde a participação das crianças na confecção, foi importante e fundamental, pois as mesmas vivenciaram como é um meio ambiente poluído e um outro preservado. As fotografias abaixo mostram o resultado.

 
 Jogos dramáticos em sala de aula

               Uma mostra de que é possível ensinar artes cênicas em uma sala de aula tradicional, está logo abaixo, como mostram as fotografias. A Professora Dulcineia, do Ensino Fundamental - II usa jogos cênicos e consegue montar uma esquete usando a fábula "O pai do mangue", durante a Semana do Folclore. Na brincadeira que  foi coisa séria, chegou-se a conclusão que dos alunos envolvidos, uns dois ou três, tem habilidades para arte de representar.



Sai os primeiros trabalhos da Oficina Básica de Pintura
              
             As alunas Adriana e Maria das Graças e o aluno Tiago, mostram os primeiros trabalhos realisados na Oficina Básica de Pintura da Escola Hildebrando da Silva, ministrada pelo Profº. Francisco F. Lira da disciplina Artes Visuais. A Oficina faz parte do Projeto Arte na Escola da Rede Municipal de Ensino de Cabedelo eque tem como coordenadora geral a Profª. Maria de Fátima Medeiros Queiroz de Paula.
             Ficha Técnica:  
             Tema: Elementos da cultura africana
             Base:  Folhas de eucatex
             Tinta:  Diversas


domingo, 22 de agosto de 2010

Desenhos produzidos pelos alunos em 2009



               Os desenhos acima foram feitos pelos alunos do fundamental II, para servir como ilustração do caderno de textos e poemas - produzidos por "eles" mesmos, durante as atividades realizadas em sala de aula para as Olimpíadas Brasileira da Lingua Portuguesa, em 2009. Trabalho interdisciplinar que envolveu as disciplina artes e língua portuguesa. Materiais utilizados: Lápis grafite e esferográfico - cor preta, sob papel sufite. Temática trabalhada: O lugar onde vivo.

sábado, 21 de agosto de 2010

Os nossos melhores alunos na matemática.


                Estão de parabéns os alunos: Filipe Eduardo Alves de lima - 7º ano, Fabiana Vital dos Santos - 6º ano e Adriano da Silva Evangelista - 8º ano, por terem vencidos - e com méritos, a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática. O Professor Marcelo e a direção da Escola Municipal Hildebrando da Silva, representado por Paulo Marcelino, Elizete Silva e Polliana Mousinho, agradece desde já, o empenho e a perseverança que esses alunos tiveram, em estudar e se preparar para a realização da prova. Vencido a primeira fase, os alunos agora vão se empenhar em estudar mais ainda, para vencer a segunda fase da olimpíada, que acontecerá em Cabedelo.

  

segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Filipe e Joandersom. Talentos isolados.




          Durante o período em que esteve dando aulas de música na Escola Hildebrando Silva, o Professor Maurício revelou alguns talentos na flauta doce, como os alunos Filipe e Joandersom. Aqui eles tocam "Asa Branca" composição de Luiz Gonzaga e Humberto Teixera. Se o Professor não tivesse deixado a escola, com certesa esses alunos talentosos estivesse hoje bem mais adiantado. Desolados, pela saída do professor, os dois alunos deixaram de tocar.

Fotografias da Comunidade Salinas Ribamar, em Cabedelo/PB

Direitos reservados: Francisco F. Lira

sábado, 14 de agosto de 2010

Oficina Básica de Confecção de Bonecos de Luvas para Teatro


Direitos Reservados: Francisco F. Lira
Fotos dos Fantoches e/ou Bonecos de Luvas, confeccionados no ano 2009, pelos alunos da Escola Hildebrando da Silva, durante a realização da Oficina Básica de Bonecos para Teatro ministrada pelo professor de artes Francisco F. Lira. Materiais utilizados: Pó de Serragem, Cola Branca, Massa Corrida (usada em parede), lixa d'água, tinta a base d'água ou guache e pinceis - para confecção das cabeças. Trapos (utilizados para polimento de automóveis), linha de tricotar, retalhos de tecidos coloridos (chita), fêuto, linhas e agulhas - para as indumentárias ou luvas. A oficina fez parte do plano de curso da disciplina Artes Visuais para o ensino fundamental II. Foram produzidos dezoitos bonecos.
                                                                                                    

segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Projeto Oficina Básica de Pintura. Tema: Elementos da cultura africana



        Após vários meses sem as aulas práticas de artes visuais, motivado pelas constantes reformas que a escola tem passado e também pelo foto de que o principal espaço que era destinado a essa prática pelos alunos,  ter servido nos últimos meses como sede improvisada do PSF do bairro, os alunos da Escola Municipal Hildebrando da Silva retomaram neste início de agosto as suas atividades de pintura e desenho dentro do Projeto Oficina Básica de Pintura, que tem como foco ou eixo temática Os Elementos da Cultura Africana

         Desta feita os alunos estão trabalhando com a técnica de pintura básica em Eucatex e a participação - como se vê nas imagens acima está sendo muito boa. Os trabalhos feitos pelos alunos são modestos. Não são objetos executados por profissionais das artes plásticas, mesma assim, o resultado  alcançado até agora merece ter uma atenção especial, pois  representam  a visão dos alunos sobre a temática trabalhada. Esperamos desde já, que haja compreensão por partes dos que vão vê-los, tendo em vista que  essa produção está sendo elaborados por alunos principiantes em pintura, e que muitos deles - evidentemente, desconhecem os elementos primários da técnica da pintura em Eucatex. 

        A oficina está sendo ministrada pelo professor de artes Francisco F. Lira e faz parte também do projeto Arte na Escola, da Secretaria de Educação e Cultura de Cabedelo - Setor de Artes Visuais