quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Uma caminhada em defesa das flores

Salina, como são todas comunidades desprovidas da presença do poder público, não poderia jamais ser um mar de rosas, tem seus problemas sociais. Falta boa água encanada e tratada; mais segurança, saúde e saneamento básico, já que 100% das residências não têm esgotos e os dejetos domésticos são depositados em fossas improvisadas que geralmente são filtrados e acabam desaguando nos manguezais que cercam o bairro. 

Mas o bairro tem uma gente guerreira que se apega a tudo para mudar essa realidade e vai a luta. Um pedaçinho dessa gente linda e brilhante, são as crianças e suas professoras maravilhosas, como Ana Gelucia, Ducilene Barbosa e Miriam dos Santos. Observando, entulhos, lixo, lama, buracos, dificuldades de acesso ao bairro e principalmente a falta de cultivos de flores nas casas, elas foram às ruas da comunidade gritar e incentivar os moradores a cultivar um jardim em suas residências. 

Durante a caminha pelas vielas e becos, elas entregaram simbolicamente uma rosa para as pessoas e com placas nas mãos, diseeram: "faça de sua vida um jardim"; "as flores são belas"; "cuide da natureza"; "salve o planeta"; "cultive um jardim". A caminhada fez parte das ações do projeto "Desvendando o Segredo das Flores" desenvolvidos com as crianças da educação infantil da Escola Hildebrando da Silva.
...............................................................................................................................








quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Um espaço para leitura

Um espaço multiuso para leitura e conhecimento, foi criado no recou da sala de informática. A salinha consta de uma mesa redonda com cinco cadeiras, armários e estantes com livros diversos, um balaio de revistas, jornais, mini gibiteca e cordelteca, com ar condicionada e decorada com cartazes alusivos a leitura, decorada pelo Profº. de Artes Visuais Francisco F. de Lira. A sala vai servir como apoio para leitura e empéstimo de livros para os alunos, como também, para funcionabilidade do projeto "Pra Gostar de Ler" desenvolvido pela professora de língua portuguesa e inglesa, Vera Lúcia Lira Marinho. 

Fotos do Espaço de Leitura 
.................................................................................................................................................


quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Ações do Projeto: Desvendando os Segredos das Flores


montagem dos mobíles

Eixo temático: artes visuais - fotos (de parte) da mini oficina de móbiles. Tema: as flores, desenvolvida em sala de aula pelos professores Francisco F. Lira - artes visuais, Ducilene, Ana Gelúcia e Miriam, com os alunos da educação infantil, fases: V e VI. A atividade fez parte do projeto: "Desvendando os Sagredos das Flores".

domingo, 7 de agosto de 2011

Uma aula de ciências diferente

Assunto: Alimentação Saudável
Mediadora: Profª Leonice
1º. A professora trabalhou com os alunos os conteúdos do assunto em sala de aula. Onde os
mesmos tiveram a oportunidade de ver o que é certo e errado; o que faz bem e o que faz
mau saúde em se tratando de alimentação. Trabalhou os conteúdos e fiz atividades em
sala de aula com pesquisas e exercícios sobre o assunto abordado.

2º. Em seguida, levou os alunos a sala de informática para ver o vídeo "Dieta Saudável" com
dicas para se alimentar com um pouquinho mais de consciência, mas que também
mostra o lado errado que as pessoas tem se alimentar.

foto dos alunos na sala de vídeo

Vídeo Diata Saudável do YouTUBE

3º. Após verem o vídeo, os alunos brincaram de jogos dramáticos em sala de aula, imitando, 
representado e vivendo a realidade dos personagens do vídeo "Diata Saudavel".




 Fotos feitas em sala de aula durante a encenação do vídeo pelos alunos do 6º ano.

Ações do Projeto "Desvendando o Segredo das Flores"

  
montagem do jardim
Eixo temático: artes visuais - fotos da atividade de pintura decorativa - mural para a montagem de um jardim na entrada da sala de aula da 
educação infantil. Atividade realizada sob a coordenação 
do profº de artes visuais. Francisco F. de Lira, com a participação 
das professoras Ducilene, Ana Gelúcia, Miriam e alunos
das fases: V e VI.