sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Projeto Fazendo História com a Música

Tema: Descobrindo o gosto e o prazer pela música
Eixo Temático: A Música

Justificativa: Este projeto foi pensando com o intuito de fazer com que as instituições de ensino (creches e escolas) trabalhem com suas crianças atividades voltadas as produções musicais, explorando ritmos, movimentos corporais e parodias. Também poderá ser trabalhada a confecção de instrumentos musicais, explorando os sons produzidos (vento, chuva, trovão) e por nosso corpo (palmas, estalar dedos, etc.). Além dessas habilidades e ações, também visa trabalhar as autorias das crianças no tocante a sua história de vida que poderão no decorrer do projeto, se transformar em  letras de músicas. A participação de artistas da comunidade para auxiliar no desenvolvimento desta atividade será importante e fará com que as crianças conheçam alguns aspectos culturais de sua localidade.

Objetivo Geral: Desenvolver autorias musicais conforme a história de vida das crianças.
Objetivos Específicos: 
  • Levar as crianças a reconhecer a importância da música na nossa vida;
  • Saber diferenciar diversos ritmos musicais;
  • Identificar vários instrumentos (violão, guitarra, etc.);
  • Ouvir, perceber, descriminar eventos e fontes sonoros diversas, além de produções musicais;
  • Explorar e identificar elementos da música para expressar, interagir com os outros e ampliar o conhecimento de mundo;
  • Perceber e expressar sensações, sentimentos, pensamentos por meio de improvisações, composições e interpretações musicais.
Habilidades a serem trabalhadas no decorrer do projeto:
  • Participar de atividades que envolvam a linguagem musical;
  • Reconhecer alguns instrumentos musicais;
  • Perceber sons produzidos pela natureza e pelo corpo;
  • Participar de situações que envolvam construções e leitura de gráficos;
  • Produzir instrumentos musicais com sucatas;
  • conhecer diferentes manifestações culturais;
  • Utilizar intencionalmente o movimento em diferents situações;
  • Participar de brincadeiras e de jogos cantados e rítmicos;
  • Reconhecer e utilizar as variações de velocidades e densidade na organização e realização de produções musicais;
  • Participar de situações que integram músicas, canções e movimentos corporais.
Eixo temático trabalhado:
Linguagem Oral
  • Roda de Conversa;
  • Gênero Textual - músicas
- Se você está contente
- Na loja de Mestre André
- Pai Francisco
- Xuxa - Notas Musicais
- Os Instrumentos
- A Bandinha
- Minha Viola.
  • Parodias - "A Casa", "Nessa Rua" e "A bandinha Mirim".
  • Fábulas: "Os músicos de Bremem" e "A Invasão dos Ratos".
  • Poesia: "Os cincos sentidos" e o "Corpo humano".
  • Conto: "A Flauta Mágica".
  • Leitura de Imagens 
  • Descrição de sons
 Linguagem Escrita:
  • Lista Temática.
  • Cruzadinha.
  • Caça Palavra.
  • Identificação de Letras e Palavras.
  • Produção Musical.
Matemática:
  • Tabelas
  • Números e Quantidades
  • Cores
  • Formas Geométricas (círculos, retângulos, Quadrados, Triângulos)
  • Lateralidade
Natureza e Sociedade:
  • Manifestações Culturais
  • Corpo Humano
  • Os Sentidos
  • A Comunidade
  • Sons da Natureza (aula de campo)
 Música e Movimento:
  • Variedade de ritmos (samba, forró, frevo)
  • Brincadeiras com Instrumentos musicais
  • Brincadeira com o corpo (percepção auditiva e visual
  • Dinâmicas: "Maestro", "Sentidos", "Vivo e Morto"
Artes Visuais
  • Confecção de Instrumentos Musicais
  • Pintura
  • Colagem
  • Confecção de Jogos (memória, dominó e quebra-cabeça)
Produto Final:
  • Apresentação das produções musicais para a comunidade com a participação de artistas do meio onde estão inseridas.
  • Apresentação das produções musicais e exposições das atividades realizadas em sala de aula no Teatro Santa Catarina em Cabedelo, Paraíba.
Avaliação:
Anexos:  

Parodias:

A rua
É uma rua esburacada
Só tem lixo
Só tem lama
Ninguém pode
Andar nela não
Porque não há
Nenhuma Condição
Ninguém pode
Brincar também
Pois existia a linha do trem
Mas é nossa rua
E gostamos dela
Só precisamos
Consertar ela

Se essa rua
Se essa rua, se essa rua fosse limpa
Eu mandava, eu mandava desenhar
Com amor, com amor no coração
Para eu, para eu poder passar.

Domínio Público:

Bandinha Mirim
1. Alex é de Salina brinca de tocar violão
Pede à comunidade que acabe a poluição.
Trim, lim 4x.
2. Klebson acompanha tocando seu tambor
Diz que na escola encontra paz e amor
Tom, dom 3x.
3. No caminho encontram Everton 
tocando a sua flauta
Seu canto diz que Salina precisa de uma praça
Flam, flam 4x.
4. Alice também gosta de tocar pandeiro
E diz que não pode mais pescar caranguejo
Pam,Pam 4x.
5. Matheus acompanha tocando seu chocalho
Diz que criança não precisa trabalhar
Chiqui, lim 4x.
6. A banda se despede chamando a comunidade para cantar
Viva as crianças, viva Salina Ribamar, Viva.

O Trem:
O trem passa, pom... pom, pom
O trem passa, pom... pom, pom
Ele vai para Cabedelo
Levando gente. Gente, gente, gente
Sentados, em pé
Olhando a paisagem
A rua, as pessoas
O trem passa, pom... pom, pom
O trem passa, pom... pom, pom
Ele assusta e faz medo. Medo, medo, medo
Os animais correm,
Os pássaros voam
As árvores  balançam
Os trilhos ficam
O trem passa, pom... pom, pom
Pom, pom, pom
E vai... vai, vai. 

 Oficina de Confecção de Instrumentos Musicais
 






 Confecção de Quebra-Cabeça Musical
e Observação dos sons da natureza. Pássaros e animais, 
no Parque Arruda Câmara - Pica.





 
  
Apresentação das Crianças no Teatro Santa Catarina





sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fotos do Desfile Cívico em Comemoração a Idependência do Brasil


          Com o tema   "As Flores Embelezam Nossa Vida"," a Escola Municipal Hildebrando da Silva mostrou ao público do Bairro Renascer a importância das flores entre nós. Os alunos se empenharam o máximo para fazer o melhor no desfile, já que o acúmulo de projetos a atividades encampadas pela escola na comunidade Salina Ribamar, dividiu o cronograma de ações, fazendo com que os professores se emigrasse em diversas frentes de trabalhos, como por exemplo: as atividades dos projetos Mais Educação; Pintura de Murais nos muros das escolas do bairro; as comemorações do Dia do Folclore; os projetos da Educação Infantil, além do mês de setembro ser praticamente um mês de fechamento de bimestre, onde os alunos e professores estavam em processo de avaliação bimestral. Más o ano que vem terá mais festa da Independência do Brasil e com certeza a escola irá planejar melhor, evidentemente, fará um desfile a altura do deste ano. Pode apostar.