sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Sala de Recursos - Um reforço a mais na educação dos alunos.

                As professoras da Sala de Recursos da nossa escola, têm trabalho com afinco para melhorar a aprendizagem dos alunos com deficiência no aprendizado em sala de aula. Contando com duas profissionais preparadas - as professoras Lourilene e Rejane, a sala atende cerca de mais de 10 crianças por semana. Conforme frisou as duas professoras, as deficiências dos alunos ainda estão no letramento - dificuldades em aprende a ler, juntar as sílabas, formar palavras, descobrir e decifrar símbolos numéricos. As deficiências diagnosticadas pelas duas professoras são motivadas por problemas psicopatológicos, como deficiência no falar e o exercício do raciocínio. Abaixo algumas imagens da sala e dos trabalhos das profissionais. A sala dispõe de aparelho de som, TV e DVD, Computador com impressora, uma gama de jogos didáticos, brinquedos educativos musicais, espelhos, ventiladores, em fim é um espaço equipado para o trabalho de educação complementar e um reforço a mais na educação dos nossos alunos.

   Fotos do ambiente da Sala Recursos    



   Reunião das professoras com as mães dos alunos   




   Outras atividades de apoio aos alunos   






Arte tirada do Mangue

             
                Alunos da Escola Municipal Hildebrando da Silva foram até o mangue, colher pedaços de raízes da vegetação, objetivando desenvolver peças de arte que lembrem os elementos composto na arte indígena. A atividade que já foi realizada teve a coordenação do Professor de Artes Visuais Francisco F. de Lira e fez parte do Projeto de Formação Continuada dos Professores de Artes Visuais da Secretaria de Educação e Cultura de Cabedelo deste ano de 2011, cuja temática trabalhada, foi o "Universo da Arte Indígena Brasileira". A oficina (registradas nas imagens abaixo) que possibilitou a criação das peças  teve três etapas: A primeira; visita ao mangue e coleta das raízes com formato e aparência em consonância com os elementos proposto pela temática, isto é, bichos e animais, argumento muito bem trabalhado pelos índios em seu habitar. "Os índios, especificamente os do alto Xingu, costumam tirar da natureza, pequenos pedaços de madeiras, cipós e raízes que lembrem os animais da floresta e apartir daí, com pequenos cortes e rudimentar modelagem, formar pequenas esculturas, que geralmente são pintadas com cores extraídas também da natureza". A segunda; corte, criação e alisamento das peças. A última; pintura e decoração. As pequenas esculturas criadas pelos alunos, farão parte da exposição "Novembro com Arte" promovida pela Sub-Secretaria de Cultura, no dia 18 de novembro na Fortaleza de Santa Catarina, em Cabedelo.

FOTOS DA COLETA DAS RAÍZES NO MANGUE 
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FOTOS DA OFICINA
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terça-feira, 25 de outubro de 2011

DIREITOS DAS CRIANÇAS
              Atividade gráfica e visual, que representa os Direitos Básicos das Crianças, foi desenvolvida com os alunos das séries 4º e 5º ano do fundamental I. O resultado nas estampas abaixo mostra as habilidades e o entendimento dos seus direitos pelas crianças.

    Estampas produzidas pelas crianças do 5º ano.   

Direito à Dignidade. Equipe: 
Isabel e Tamires
Direito à Convivencia Familiar e 
Comunitária. Equipe: Carlos e Jhon Leno
Direito à Educação. Equipe: Nara, Eva e Bela 
Direito ao Lazer. Equipe: Fabiano, 
Emersom e Estéfane 

    Estampas produzidas pelas crianças do 4º ano.   
Direito à Vida. Equipe: Sherleide, 
Rebeca e Késsia.
Direito de ser Respeitado. Equipe: 
Fabricio, Fefersom e Tatiane.

Direito à Saúde. Dayane, Erlânia, 
Vitória e João Victor.
Direito à Alimentação. Equipe: 
Erikles e Gabriel

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Mais cores em nossas vidas


Um projeto pra alegrar a vida, colorir nossos dias de angustias e sofrimentos, pintar o nosso cotidiano. E assim, sermos mais fouvistas. Encher nossos olhos de cores e viver um pouco mais feliz. Seria talvez dessa forma os objetivos e a energia que uma atividade como essa, poderia passar para quem vive na comunidade Salina Ribamar ou quem sabe, para os que da janela do trem observa alheiamente a paisagem sitiante do bairro. 

A atividade foi coordenada pelo professor de Artes Visuais Francisco F. de Lira e supervisionada pelas professoras do ensino fundamental I, Dulcineide Pareira Silva e Maria Irene Virgínio das Chagas da Escola Hildebrando da Silva. Contou ainda com apoio dos professores do projeto mais educação da Escola Padre Antônio Vieira. 

O projeto envolveu alunos dos dois turnos e teve as seguintes etapas: criação e confecção dos desenhos em sala de aula, em seguida, preparação dos muros (espaços) com demãos de cal, depois espaços dos desenhos e finalmente o trabalho de pintura.

A experiência de uma atividade de forma na comunidade foi satisfatória e por demais positiva, já que houve um engajamento total dos alunos, professores, funcionários e pessoas da comunidade (crianças, senhoras, senhores, velhinhas e velhinhos) que não tinha nada a ver com a mesma, mas, chegava "de fininho"  sugeria e falava: "deixa eu pintar também". Foi incrível e eles gostaram muito. Afinal, que disse que os desinformados sobre a arte não gosta de arte!