segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Vamos brincar de fazer, brincando.









 
Direito de Brincar
"Garantindo o Direito de Brincar"
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                       É título do projeto criado por professores do Ensino Fundamental I, das Fases I e II  da Escola Municipal Hildebrando da Silva, que tem com objetivo resgatar as brincadeiras lúdicas e recreativas que fazem  parte do universo imaginário infantil. Para colocar em prática e trabalhar com as crianças os objetivos determinados pelo projeto, as professoras Ducilene B. da Silva, Ana Gelúcia e Miriam - titulares do ensino infantil da Escola, dividiu a projeto em três fases. 
                   A primeira foi trabalhada as brincadeiras de solo, onde com a ajuda dos Professores: José Klenys - Educação Física e Francisco F. de Lira - Artes Visuais, foi desenhado e pintado na quadra da Escola Estadual Antônio Vieira, com a participação das crianças, uma série de brincadeiras como a Amarelinha, a Toca do Coelho, Caracol, Circuito, além de outras; cujo objetivo foi trabalhar a parte motora, o equilíbrio e o raciocínio lógico das crianças. 
                   Já na segunda fase do projeto foi explorado o lado mais recreativo com o resgate das brincadeiras de rodas. Por último, foi desenvolvida uma pequena oficina de confecção de brinquedos populares, onde foi confeccionado - com a orientação do Professore de Artes, durante as aulas, brinquedos a partir de sucatas, como: Pé de Lata, Bola de Meia, Rolamento, Dedoche, Banrangandan, Pára-quedas, Maracá, Trenzinhos, Carrinhos e Máscaras. Todos também feitos com a participação direta dos alunos e dos professores envolvidos no projeto.



quarta-feira, 17 de novembro de 2010

OBRIGADO DE TODO CORAÇÃO
A TODOS PELAS DOAÇÕES.

"A POPULAÇÃO DO SALINA RIBAMAR
AGRADEÇE A TAMANHA
SOLIDARIEDADE RECEBIDA."

sábado, 13 de novembro de 2010

Mais Educação - Oficina de Pintura




Pinturas produzidos pelos alunos do 1º e 2º ano
Técnica: tinta guache sob papel gráfico com esboço a grafite
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Desenhos produzidos pelos alunos do 5º ano
Técnica: (desenhos) lápis de cores e grafite sob papel sufite
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Foto de cima: Sede do Programa Mais Educação
Fotos de baixo: Alunos do 1º e 2º anos
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Fotos dos alunos do 5º ano - em equipe de 5,
em processo de produção dos esboços para os painés de pintura mural
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Oficina de Histórias em Quadrinhos no programa Mais Educação

 Os Quadrinhos: Como começou. 

               As histórias em quadrinhos começaram no Brasil no século XIX, adotando um estilo satírico conhecido como cartuns, charges ou caricaturas e que depois se estabeleceria com as populares tiras diárias
               A publicação de revistas próprias de histórias em quadrinhos no Brasil começou no início do século XX. Mas, apesar do país contar com grandes artistas durante a história, a influência estrangeira sempre foi muito grande nessa área, com o mercado editoral dominado pelas publicações de quadrinhos americanos, europeus e japoneses. 
              Atualmente, o estilo comics dos super-heróis americanos é o predominante, mas vem perdendo espaço para uma expansão muito rápida dos quadrinhos japoneses (conhecidos como Mangá). Artistas brasileiros têm trabalhado com ambos os estilos. No caso dos comics alguns já conquistaram fama internacional (como Roger Cruz que desenhou X-Men e Mike DeodatoThor, Mulher Maravilha e outros). que desenhou
              A única vertente dos quadrinhos da qual se pode dizer que desenvolveu-se um conjunto de características profundamente nacional é a tira. Apesar de não ser originária do Brasil, no país ela desenvolveu características diferenciadas. Sob a influência da rebeldia contra a ditadura durante os anos 1960 e mais tarde de grandes nomes dos quadrinhos underground nos 80 (muitos dos quais ainda em atividade), a tira brasileira ganhou uma personalidade muito mais "ácida" e menos comportada do que a americana.
                
IMAGENS ABAIXO
Fotos da oficina monitorada pelo Profº de Artes Visuais Francisco F. de Lira, 
 como os alunos da Escola Estadual Padre Antônio Vieira.