terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto Mudar Para Sobreviver


Nossos alunos do Ensino Fundamental II, orientados pelos Professores das disciplinas História, Geografia, Ciências e Matemática, fizeram um levantamento da situação socioeconômico das famílias que vivem na própria comunidade onde os alunos moram - Bairro Salina Ribamar e constataram que em 18 domicílios pesquisados a maioria vive em extrema pobreza, desprezados pelos poderes constituídos desse país. Segundo levantamento feito a questão da moradia é problema longe de ser resolvido, pois as mesmas, na maioria são construções antigas feita em taipa com teto baixo, chão batido ou em cimento grosso. 100% não têm esgotos e boa parte não há fossa, com seus moradores sendo obrigados a despejar os dejetos via cano até a maré. Na enquete feita pelos alunos, das 18 famílias ouvidas, treze  (13) moram em casa própria e cinco (5) em imóvel alugado; duas (2) familias vivem com menos de um salário mínimo, sete (7) com um salário e nove (9) com dois salários. Perguntado sobre a questão do trabalho, foi constatado que  nove (9) chefe de família vivem de subemprego e dez (10) estão empregados.

VEJA ABAIXO OS GRÁFICOS DA SITUAÇÃO ECONÔMICA DOS MORADORES DO BAIRRO SALINA RIBAMAR HOJE  


Outro tema que despertou curiosidade entre professores e alunos, foi querer saber como andava o índice de natalidade entre as famílias residentes na comunidade. Para facilitar o acesso aos dados, os alunos  foram até o PSM do Bairro e constataram que no ano de 2009; das crianças nascidas, 25,8% delas tinha a idade de zero (0) a cinco (5) anos. No ano seguinte de 2010, houve uma queda de 2,8, ou seja, havia apenas 23% de crianças de zero (0) a cinco (5) anos de idade. Em 2011, aconteceu um acréscimo, com o índice de crianças com essa faixa etária chagando ao patamar de 40%, como mostra os gráficos abaixo.


ÍNDICE DE NATALIDADE NOS ANOS 2009, 2010 E 2011



Nossos alunos são demais. Com os dados colhidos acima que mostra o índice de natalidade das crianças de 0 a 5 anos, eles quizeram saber qual era o perfil das mães gestantes que os dados apresentados pelo PSF indicava. Tiveram a confirmação que entre os anos de 2010 e 2011 houve quenda de 1,5% de gestação em mães abixo de 18 anos. Ou seja, em 2010 o Programa Saúde da Família do Bairro Salima Ribamar, cadastrou 25 mães com crianças de zero (0) a cinco (5) anos e constatou havia nove (9) mães com idade acima de 18 anos e 9 mães abixo de 18 ou adolecente ainda. Em 2011 o PSF cadatrou um pouco menos, apenas 20 mães. Vinte (20) tinha idade acima de 18 anos e apenas sete (7) apresentava idade abixo de 18 ou era adolescente.    


ÍNDICE DE GESTAÇÕES ACIMA DE 18 ANOS E ABAIXO 
DE 18 OU ADOLESENTE, NOS ANOS 2010 E 2011


Professores envolvidos:

Francisco F. Lira - Artes
Jonathas de Medeiros - Ed. Física
Leonice Araújo - Ciências
Maria Edna - Geografia e História
Marilene Pereira - Matemática
Mâncio Ivo Júnior - Português e Inglês
 ................................................................................................
Trabalho realizado com as turmas do 6º e 7º ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário